6 dicas para contratar uma agência de Comunicação Interna

Você precisa terceirizar sua Comunicação Interna? Depende da sua necessidade e do nível de clareza em relação ao que se espera do parceiro. Algumas dicas que podem ajudar nessa decisão.

1 – Busque fornecedores especializados
Antes de entrar no detalhe do que pode ou não funcionar, recomendo a contratação de agências especializadas. É muito comum agências de publicidade ou relações públicas oferecerem também serviços para comunicação com o público interno. É claro que existem fornecedores ótimos e que a estratégia pode funcionar, principalmente em uma campanha integrada, mas eu prefiro trabalhar com parceiros especializados.

2 – Tenha clareza dos resultados esperados e do quanto quer e pode gastar
Não existe milagre. Passar para a agência ideias vagas, sem uma meta realista, dará abertura para uma proposta ampla, que podem ter ações com custos elevados e fora da expectativa.

3 – Fuja do fee mensal
Só vale a pena manter um contrato permanente se, no momento da contratação, houver demandas definidas. Se a agência será responsável pela produção de conteúdo para os canais internos ou se há ações com datas já previstas, por exemplo, aí sim o contrato é interessante, pois há um dimensionamento da equipe para que o atendimento seja satisfatório. Caso contrário, o resultado pode ser frustrante.

4 – Pedir peças simples avulsas é jogar dinheiro fora
Sai caro pedir para uma agência criar materiais simples. Então, o ideal é tocar estes jobs dentro de casa. Caso ninguém da equipe tenha essa habilidade, uma solução é contar com profissionais autônomos, designers e redatores, que podem resolver a questão de forma mais rápida e com um custo menor.

5 – O barato pode sair caro
Apesar de ser favorável a desenvolver alguns trabalhos internamente ou com profissionais autônomos, há serviços pelos quais vale a pena pagar. E não estou dizendo pagar caro, mas o justo. Geralmente, em campanhas com diferentes ações, tentar fazer tudo por conta própria ou reduzindo o custo ao máximo pode ser um tiro no pé. No desenvolvimento de determinados materiais ou na operacionalização de certas ações, é preciso contar com a experiência de profissionais muito especializados. E isso custa.

6 – Invista tempo em um bom briefing

Antes de iniciar uma concorrência ou contratar uma agência específica, dedique um tempo considerável à elaboração de um briefing completo. Por mais que o fornecedor já lhe atenda há muito tempo e conheça muito bem as particularidades da sua organização, ele não está na sua cabeça para adivinhar suas expectativas. Pior ainda é quando a demanda vem de um cliente interno, pois a frustração pode ser em dobro. Tanto da equipe de comunicação, quanto da área demandante. Levante o máximo de informações que puder e referências que lhe agradam ou desagradam. Isso é crucial. Se há alguma ideia que você abomina, não há razões para correr o risco de vê-la ser apresentada pela agência.

Lembrando que, eu não estou dizendo que as recomendações acima são uma fórmula, o caminho para termos um relacionamento produtivo com agências de comunicação interna. São dicas baseadas na minha experiência e que podem funcionar com mais gente.