O processo pode começar antes mesmo do primeiro dia de trabalho e se estender ao longo dos meses de experiência. Independentemente do modelo adotado, que varia conforme as necessidades de cada empresa, o importante é que o novo funcionário se sinta acolhido e que tenha clareza sobre o que se espera dele.
Após o grande esforço para contratar a pessoa ideal, é preciso garantir que os primeiros meses de trabalho não sejam frustrantes. É importante que as expectativas do funcionário e da empresa sejam atendidas.
É comum que a falta de engajamento dos funcionários comece já nos primeiros meses. Um processo organizado para receber os novos profissionais contribui para o início de uma relação produtiva.
Como foi a experiência inicial dos funcionários recém-contratados? As expectativas foram atendidas? E para aqueles que não permaneceram na empresa, algo poderia ter sido diferente?
Consultora
M&G Consultoria
“Inspirar os colaboradores, dar oportunidades de desenvolvimento e, principalmente, valorizá-los e reconhecê-los como o bem mais valioso da empresa: isso é engajamento, que faz as empresas atingirem seus resultados.”
Gerente
Grupo Marista
“O engajamento dos públicos estratégicos é indispensável para a sustentabilidade dos negócios. E só há um jeito de conquistar o verdadeiro comprometimento: com uma comunicação estratégica e eficaz.”
Diretora
Grupo Marista
“Existem públicos com diferentes níveis de percepção da empresa: detratores, neutros e os promotores. Cabe a um bom plano de comunicação trazer todos para um patamar de engajamento com os valores e com o propósito da organização.”
Diretora
S7 Consulting
“Recolocar o ser humano no centro das decisões de negócios – compreender seu comportamento, suas motivações, seus propósitos e direcioná-los para a obtenção de resultados – é criar a conexão perfeita que permitirá o sucesso.”